Av. Bandeirantes, 242 - Amambaí - Campo Grande / MS
(67) 3042-7878 / 99228-9976 / 99219-1775 / 99217-7998 / 99124-5620

“Procurando Julieta” - o Calendário Pirelli 2020 realizado por Paolo Roversi - foi apresentado hoje no Teatro Filarmônico de Verona. Com inspiração no drama clássico de Shakespeare, Paolo Roversi  foi à procura da “Julieta que existe em cada mulher”  com Claire Foy, Mia Goth, Chris Lee, Indya Moore, Rosalía, Stella Roversi, Yara Shahidi, Kristen Stewart e Emma Watson como protagonistas desta 47ª edição do The Cal™.

Esta edição representa a primeira vez em que o Calendário funde fotografia com cinema, já que vem acompanhado de um curta-metragem. Em 18 minutos, Paolo Roversi interpreta a si mesmo como um diretor de cinema entrevistando candidatas ao papel de Julieta, que passam, uma a uma, pelas lentes do diretor para retratar a multifacetada Julieta com uma ampla gama de emoções e expressões.

A história se desenrola em duas etapas. Na primeira, as protagonistas foram retratadas ao chegar na sessão, sem maquiagem, nem figurinos. Foram filmadas enquanto conversavam com Paolo a respeito da produção para a qual gostariam de serem escolhidas; elas revelaram as próprias vivências e visões de Julieta. As protagonistas abriram-se para um conto íntimo e pessoal. Na segunda etapa, elas vestiram os figurinos desenhados para transformá-las nas intérpretes do drama shakespeariano. O efeito é uma história em que realidade e ficção se misturam e cujas fronteiras, bem como algumas das imagens, perdem o contorno.

“Eu estava procurando uma alma singela, repleta de inocência, força,  beleza,  ternura e  coragem. Vislumbrei-a no olhar, nos gestos e nas palavras de Emma e Yara, Indya e Mia. Nos sorrisos e nas lágrimas de Kristen e Claire. Nas vozes e nas canções de Chris e Rosalía. E em Stella, vislumbrei a inocência. Porque há uma Julieta em cada mulher e a procurarei por toda a minha vida” - declarou Paolo Roversi.

Clicado em maio, o Calendário Pirelli 2020 é o primeiro a ser realizado por um fotógrafo italiano cujos cenários foram a cidade de Verona, terra natal de Julieta, e Paris, a cidade onde ele vive há mais de quarenta anos.

Grande apaixonado por música lírica, Paolo Roversi realizou uma produção com uma forma gráfica incomum e fortemente inspirada em um libreto de ópera. O Calendário 2020 tem 132 páginas, com o anuário na capa, trechos de Romeu e Julieta e 58 fotografias a cores e preto e branco, que retratam as protagonistas e a cidade de Verona. A capa abre-se desvendando o desenho de um firmamento que representa o universo e que, idealmente, abrange e envolve a história de Julieta, tornando-a eterna. Na capa e na contracapa brilha o verdadeiro calendário em letras douradas. As datas de nascimento de Julieta, de seu encontro com Romeu, de suas núpcias e do falecimento de ambos também estão ressaltadas. A estas datas juntam-se as datas de nascimento das protagonistas do Calendário, cujos nomes estão espalhados dentro da capa, no meio de estrelas e astros, reproduzindo uma abóbada celeste poética.

Os bastidores, as imagens do ensaio fotográfico, as histórias e as personagens do Calendário Pirelli 2020 estão desvendados no site www.pirellicalendar.com, permitindo que os visitantes descubram a história de mais de 50 anos do The Cal™ por meio de vídeos, entrevistas, fotografias e textos.