Av. Bandeirantes, 242 - Amambaí - Campo Grande / MS
(67) 3042-7878 / 99228-9976 / 99219-1775 / 99217-7998 / 99124-5620
ampliar

Na data em que completa 101 dias do início da sua 29ª temporada, a Gincana do Caminhoneiro chega ao agreste pernambucano para oferecer um momento de descompressão aos estradeiros de passagem pelos arredores da cidade de São Caitano.

O local escolhido para a realização da 42ª das 90 etapas da edição de superação da Gincana do Caminhoneiro foi a BR 232 (principal rota de acesso a Recife), mais especificamente no km 14, no Posto Progresso, integrante da rede Siga Bem da Petrobras que, juntamente com a IVECO, patrocina a maior temporada da ação itinerante das estradas brasileiras com o objetivo de auxiliar o transportador rodoviário de cargas a vencer os desafios das estradas. 

Serão dois dias dedicados ao bem estar dos caminhoneiros, com iniciativas de saúde e atitudes positivas para oferecer todo o suporte ao profissional que mal tem tempo às vezes de visitar sua família ou de visitar um médico. Tudo dentro dos mais rigorosos critérios de segurança e higiene para evitar o contágio e propagação do Coronavírus que incluem a obrigatoriedade do uso de máscaras e o distanciamento social, começando pela checagem da temperatura do estradeiro assim que ele chegar na área da realização da GDC. 

Com o apoio do Sest/Senat (Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), a comitiva da Gincana do Caminhoneiro oferece um circuito de atendimentos rápidos com foco em medidas preventivas de diagnóstico de doenças silenciosas que podem atingir o motorista, incluindo checagem do nível de glicose no sangue, para investigação e controle de casos de diabetes; aferição da pressão arterial para descobrir se há hipertensão e minimizar riscos de ataques cardíacos, além de orientações sobre obesidade e vacinação contra diversas doenças (de acordo com a disponibilidade da Secretaria de Saúde de cada município). A Polícia Rodoviária Federal e a ANTT - Agência Nacional de Transportes Terrestres do Ministério da Infraestrutura também são parceiros da Gincana do Caminhoneiro, com ações educativas para garantir trânsito seguro nas estradas. 

Após passar pelo circuito montado no Posto Progresso, o caminhoneiro é convidado a ir para a pista da arena, onde são realizadas instruções e demonstrações de higienização da cabine do caminhão, que deve ser feita principalmente em pontos sujeitos à contaminação por vírus e bactérias, a cada vez que entrar e sair dela. Após conferir a prática da orientação de descontaminação, o caminhoneiro tem ainda a chance de testar sua habilidade no volante no percurso do slalom, num zigue-zague entre cones, evitando os obstáculos e procurando chegar no menor tempo possível, sem velocidade, mas com destreza.

O motorista que fizer o melhor tempo em São Caitano estará classificado para a terceira semifinal da temporada, que acontecerá no dia 1º de novembro, em Assu/RN. Na ocasião, os 18 classificados na 37ª a 54ª etapa estarão reunidos para disputar cinco vagas para a grande final, prevista para março de 2021, que premiará o vencedor com um caminhão IVECO Tector zero km.
 
A participação nas ações da 29ª Gincana do Caminhoneiro é gratuita, sendo necessário apenas apresentar CNH categorias C, D ou E. Para efeito de classificação, o participante do teste de habilidade deve ter, obrigatoriamente, passado no atendimento de saúde do local e validar seu tempo. Para isso, é necessário apresentar comprovante de consumo de R$ 500 em abastecimento feito no posto sede da etapa ou aquisição de créditos de mesmo valor no Cartão do Caminhoneiro Petrobras. 

A temporada completa inclui 90 etapas, em diversas regiões do país. Confira programação no site: www.gincanadocaminhoneiro.com.br.